Esta empresa/gabinete/agência situa-se no Porto e é constituída por um grupo de pessoas que presta serviços na área do design e publicidade para os seus clientes, tais como:
· Plano de campanhas publicitárias, produzindo filmes institucionais e publicitários;
· Web design com alojamento e manutenção;
· Decoração de viaturas/montras;
· Displays;
· Grafismo em vinil;
· Impressão digital;
· Impressão em grandes formatos;
· Placas informativas;
· Telas e têxteis publicitários;
· E muitos outros serviços;
A Obra
O logótipo Sentir Penafiel, obra da empresa ProEsboço, a pedido da Câmara Municipal de Penafiel, ficou acidentalmente uma marca da cidade de Penafiel. E’ bem reconhecido pelos penafiedelenses pois encontra-se em todos os cantos da cidade e arredores. Tem em cartazes de eventos culturais e desportivos de Penafiel, em lojas de turismo para turistas comprarem e se lembrarem e relembrarem da terra que visitaram (postais, pratos, balões, rebuçados..), em várias obras artísticas de Penafiel (tal como a escultura e o museu que tratamos), em meros cartazes só a dizer Sentir Penafiel como algo deveras importante, etc.
|
Todas as marcas em geral têm de se mostrar diversas vezes para as pessoas não se esquecerem delas no meio de todas as outras marcas, mesmo as mais conhecidas (tipo a Coca-cola – apesar ser uma das marcas mais famosas, tende continuar a demonstrar-se da melhor maneira imensas vezes). Por isso mesmo é que a marca Sentir Penafiel aparece tantas vezes, que é para os penafidelenses, e não só, não se esquecerem desse sentimento por Penafiel. E que sentimento é esse?
Para descobrir o que este logótipo tão bem conhecido transmite a toda a gente, experimentamos fazer um questionário à nossa comunidade escolar.
Questionamos 48 pessoas da nossa escola: 29 alunos, 13 professores e 6 funcionários. Os alunos são só do ensino secundário mas de diferentes áreas de estudo e idades: 55% têm 17 anos; 31% têm 16 anos ou menos e outros 14% têm 18 anos ou mais. Os funcionários já 60% corresponde aos com 40 anos ou menos e outros 40% aos com mais de 40 anos. 39% dos professores questionados estão entre os 30 e os 40 anos; 16% entre os 20 e os 30 anos; 15% entre os 40 e os 50 anos; e outros 15% entre os 50 e os 60 anos.
A questão fundamental do questionário era “O que este logótipo lhe transmite?”e as respostas foram várias. A mais ambundante foi a de “Sentimento” – no sentido do coração, do “sentir”, do amor, do carinho,… A seguir, vem a sensação de União - união dos pena-fidelenses pela cidade. Alguns alunos disseram que o próprio símbolo mostrava o Orgulho por Penafiel e demonstração de Inovação na cidade. Enquanto que as pessoas mais velhas, professores e funcionários, relacionam o logótipo à Câmara Municipal – o que é uma verdade, aparece sempre juntamente com os eventos em que existe suporto da Câmara, minímo que seja.
A forma de coração presente no logótipo transmite uma sensação positiva àquele lugar levando as pessoas a se sentirem bem em ir ou em estar em Penafiel. A cor vermelha simboliza uma certa adrenalina e emoção de “sentir” Penafiel, de lá estar ou de ir ao determinado evento que patrocina. A esfera amarela, semi-escondida, poderá simbolizar o desporto.
Sem comentários:
Enviar um comentário