quarta-feira, 17 de março de 2010

Simbolo SENTIR PENAFIEL ( Autor: ProEsboço)




Esta empresa/gabinete/agência situa-se no Porto e é constituída por um grupo de pessoas que presta serviços na área do design e publicidade para os seus clientes, tais como:

· Plano de campanhas publicitárias, produzindo filmes institucionais e publicitários;

· Web design com alojamento e manutenção;

· Decoração de viaturas/montras;

· Displays;

· Grafismo em vinil;

· Impressão digital;

· Impressão em grandes formatos;

· Placas informativas;

· Telas e têxteis publicitários;

· E muitos outros serviços;

A Obra



O logótipo Sentir Penafiel, obra da empresa ProEsboço, a pedido da Câmara Municipal de Penafiel, ficou acidentalmente uma marca da cidade de Penafiel. E’ bem reconhecido pelos penafiedelenses pois encontra-se em todos os cantos da cidade e arredores. Tem em cartazes de eventos culturais e desportivos de Penafiel, em lojas de turismo para turistas comprarem e se lembrarem e relembrarem da terra que visitaram (postais, pratos, balões, rebuçados..), em várias obras artísticas de Penafiel (tal como a escultura e o museu que tratamos), em meros cartazes só a dizer Sentir Penafiel como algo deveras importante, etc.

Todas as marcas em geral têm de se mostrar diversas vezes para as pessoas não se esquecerem delas no meio de todas as outras marcas, mesmo as mais conhecidas (tipo a Coca-cola – apesar ser uma das marcas mais famosas, tende continuar a demonstrar-se da melhor maneira imensas vezes). Por isso mesmo é que a marca Sentir Penafiel aparece tantas vezes, que é para os penafidelenses, e não só, não se esquecerem desse sentimento por Penafiel. E que sentimento é esse?

Para descobrir o que este logótipo tão bem conhecido transmite a toda a gente, experimentamos fazer um questionário à nossa comunidade escolar.

Questionamos 48 pessoas da nossa escola: 29 alunos, 13 professores e 6 funcionários. Os alunos são só do ensino secundário mas de diferentes áreas de estudo e idades: 55% têm 17 anos; 31% têm 16 anos ou menos e outros 14% têm 18 anos ou mais. Os funcionários já 60% corresponde aos com 40 anos ou menos e outros 40% aos com mais de 40 anos. 39% dos professores questionados estão entre os 30 e os 40 anos; 16% entre os 20 e os 30 anos; 15% entre os 40 e os 50 anos; e outros 15% entre os 50 e os 60 anos.

A questão fundamental do questionário era “O que este logótipo lhe transmite?”e as respostas foram várias. A mais ambundante foi a de “Sentimento” – no sentido do coração, do “sentir”, do amor, do carinho,… A seguir, vem a sensação de União - união dos pena-fidelenses pela cidade.

Alguns alunos disseram que o próprio símbolo mostrava o Orgulho por Penafiel e demonstração de Inovação na cidade. Enquanto que as pessoas mais velhas, professores e funcionários, relacionam o logótipo à Câmara Municipal – o que é uma verdade, aparece sempre juntamente com os eventos em que existe suporto da Câmara, minímo que seja.

A forma de coração presente no logótipo transmite uma sensação positiva àquele lugar levando as pessoas a se sentirem bem em ir ou em estar em Penafiel. A cor vermelha simboliza uma certa adrenalina e emoção de “sentir” Penafiel, de lá estar ou de ir ao determinado evento que patrocina. A esfera amarela, semi-escondida, poderá simbolizar o desporto.







Sem comentários:

Enviar um comentário